De repente, não mais que de repente, bateu no peito a vontade de falar sobre o pai, seu papel na vida da família, especialmente na vida dos filhos, que justificadamente (ou não) cultuam a mãe, esquecendo da importância que o pai representa na vida de todos e de cada um. O Google abre uma definição clara sobre o tema, dizendo que “a poesia define o pai como um porto seguro, uma força guia, um farol na escuridão e um reflexo do amor incondicional. É um ser de múltiplas facetas, um mentor, um amigo e um eterno modelo de coragem”.
Positivamente, não só se deve concordar com essa exposição, aplaudindo calorosamente todos os pontos levantados de forma poética, como reconhecer de verdade o valor inegável que o pai representa na composição do grupo familiar, provendo sempre, ou quase sempre, as necessidades básicas da família, hoje estendidas à mãe e aos próprios filhos dadas as dificuldades naturais em que a vida se transformou.
O Dia das Mães, no segundo domingo de maio, ano a ano, nos leva a um mais que merecido agradecimento a ela, por toda a trajetória de amor e sacrifício despendido indefinidamente, mas julgamos que o pai também faz jus a uma homenagem do tipo, sendo agraciado com algum presente, por mais modesto que seja, acompanhado de um abraço forte de reconhecimento pelo que sustentou ao longo do tempo na provisão do bem estar coletivo.
O calendário marca o Dia dos Pais para o segundo domingo de agosto, mais precisamente dia 10 neste ano de 2025. A ACIFAS realizou, ano passado, pela primeira vez, um evento comemorativo desse dia, com muita música, presentes e chopp à vontade, além da confraternização tão necessária – mas esquecida quase sempre – entre pais, mães e filhos. Estamos planejando um replay da festa para este ano, com mais brilho ainda, face à comemoração do segundo ano da gestão da atual Diretoria Administrativa. Incluindo extensão promocional envolvendo o comércio da cidade. É ficar na torcida. Que se realize, para alegria geral.
VITOR DALAN RODRIGUES
Presidente