Confesso que não sou muito chegado a ver televisão. Em verdade, gosto de um bom filme e um jogo de futebol quando de alto nível. Fora disso, um ou outro informativo para não ficar desatualizado com o que acontece no país e no exterior. Mesmo assim, canal selecionado, para não ser influenciado por quem não merece confiança.
A propósito, em vários canais, é só sintonizar um desses programas policiais para se chegar à conclusão de que estamos passando pelos piores dias já vividos neste nosso canto do planeta. Guerras, corrupção, roubos, assaltos, doenças, homicídios, feminicídios, fome, desemprego, abandono, ganância, inveja e tudo o que não presta assolam nosso território como se o Criador estivesse nos castigando e oferecendo uma prova de que o que fazemos não corresponde ao que Ele ensinou quando de sua presença em nossas paragens.
Nada a ver com muitas pessoas que procuram mudar suas vidas, mas não encontram respostas nas ações que desenvolvem. Buscam apoio nas orações, porém até parece que orar não é mais ajuda porque Deus não as estaria ouvindo tal sua revolta com o comportamento humano. Mas felizmente isso não corresponde à verdade. Com certeza, Ele continua acreditando que, mais dia menos dia, chegaremos a um consenso e mudaremos a história. Por nossa própria conta, porque Ele já nos concedeu gratuitamente o livre arbítrio.
Aqui no nosso recanto, com a crise que se estabeleceu na área econômica do país, por conta das decisões intempestivas do presidente americano, politizando a atividade econômica – e buscando atingir por meios impróprios determinados brasileiros hoje investidos de autoridade – vamos com certeza sofrer consequências não desejadas, graças ao reflexo negativo estabelecido por essa ação nefasta. E enquanto o pessoal lá de cima busca uma solução, nós aqui embaixo temos que nos unir e, dentro da nossa modestíssima participação, enfrentar a realidade como já fizemos durante a pandemia que arrastou amigos contra nossa vontade. É imperioso seguir trabalhando mais forte ainda e crendo que temos energia para superar mais essa adversidade. Afinal, como já dissemos tantas vezes, o Criador é nosso parceiro. Ainda bem.
VITOR DALAN RODRIGUES
Presidente