Acabou!!! Quem festou, festou. Quem não festou, não festa mais. Entramos em janeiro e a vida retoma seu ritmo normal. Obrigações para enfrentar e compromissos a serem cumpridos, igualzinho ao ano que findou; oportunidades não aproveitadas, umas ainda factíveis, outras fora de cogitação. E assim vão desfilando ações que ultrapassaram o ano, umas bem sucedidas, outras não tanto. Foi-se 2025. Bem-vindo 2026.
Na Acifas, fechando o tempo que nos resta da gestão de três anos, sabemos que boa parte vai ter replay, com as dificuldades naturais que teremos de administrar até a metade do ano. 2025 foi atípico, em que redobramos os esforços para manter em atividade um mínimo da programação usual. Além do que, apesar do fôlego quase “pifando”, encaminhamos projetos importantes, ainda em andamento.
Além do problema criado pelo reajuste Unimed, subsiste a relação de alguns outros entraves, mas não nos dispomos a ficar reclamando do que temos de superar, com ou sem dificuldades. Desejamos sinceramente que o próximo presidente não tenha que enfrentar problemas nem menores nem maiores e acreditar que há energia suficiente no comércio associado para a retomada dos grandes momentos. Vital é não reduzir o ritmo e a força. Otimismo é a palavra-chave.
VITOR DALAN RODRIGUES
Presidente
